Dia da Consciência Negra
23/11/2021
A partir de 20 de novembro de 2022, Osasco passa a celebrar o Dia da Consciência Negra. O prefeito sancionou no sábado, 20/11, a lei 5.146 instituindo a data na cidade.
A lei já havia sido aprovada pela Câmara Municipal. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Municipal e Escola de Artes (Avenida Marechal Rondon, 260) e contou com as presenças da vice-prefeita, dos secretários de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação; Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Cultura; o presidente do Legislativo Ribamar Silva e vereadores.
Durante três dias o local sediou a 1ª Feira Multicultural da cidade (terminou no domingo, 21) com diversas atividades artísticas, como exposição de quadros com pinturas em tela, artesanato, moda, decoração e gastronomia.
O 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi dos Palmares – símbolo de liberdade e resistência dos negros escravizados do país e último líder do Quilombo dos Palmares, morto por Bandeirantes em 1695 – e uma conquista realizada pelo movimento negro, que tem suas origens identificadas com o movimento abolicionista, no final do século XIX.
O Dia da Consciência Negra foi oficialmente instituído em âmbito nacional por meio da lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é celebrada com feriado em cerca de mil cidades de diversos estados, como Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. “É um dia especial para todos nós. Queremos Osasco sem racismo, sem violência contra a mulher e que promova a igualdade de todos, todas e todxs”, disse o prefeito.
( Fonte: IOMO 2139 22/11/2021)