A CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco) foi criada através da Lei Ordinária 1.864 de 26 de Novembro de 1985.
Desde sua criação, a CMTO sempre teve atribuições municipais relativas a supervisão, coordenação, organização e fiscalização de todas as linhas municipais.
Importante mencionar que em meados de 1.990, a CMTO trouxe para Osasco o ônibus de dois andares, conhecido como “Fofão”.
As primeiras quatro unidades foram compradas pela CMTO em novembro de 1990.
A sensação de ter um veículo como os londrinos foi marcante, relatam moradores que usaram os ônibus de dois andares. Havia pessoas que esperavam o ônibus no ponto só para passear no andar de cima.
Desdenhavam a passagem de um modelo convencional apenas pela oportunidade de rodar no Fofão.
Apesar da vida curta, o modelo foi um clássico e deixou sua marca na história do transporte em Osasco e no Brasil.
Atualmente, a CMTO continua realizando seu trabalho com dedicação, sempre primando pelo conforto e qualidade dos serviços em benefícios dos usuários, atuando de forma direta na fiscalização dos coletivos municipais.
COMPETÊNCIAS
A CMTO tem por objetivo social a realização, mediante delegação do Poder Executivo Municipal, as seguintes atividades de caráter econômico e social:
-
Manutenção, ampliação, fiscalização, remodelação dos serviços de transportes coletivos de passageiros e exploração econômica das estações de embarque e desembarque de passageiros;
-
Responsável por todo o Planejamento do Sistema de Transportes Municipal;
-
Responsável pela Central do BEM – Social;
-
Fornecedora de transportes gratuito, por meio do Projeto Servindo, para cadeirantes e deficientes portadores de necessidades locomotora para centros de reabilitação, hospitais, clínicas e entidades, dentro da cidade de Osasco, com Vans adaptadas e profissionais treinados.
Lei Ordinária 1.864 de 26 de Novembro de 1985: Acesso à Lei