Gif de 'carregando' Carregando

Osasco intensifica ações de combate à dengue


27/09/2021

A Prefeitura de Osasco, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses e Arboviroses, vinculado à Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações contra o Aedes aegypti na cidade. A prevenção contra o mosquito ocorre ao longo do ano, mas a cada três meses é feito um levantamento de índices larvários na cidade, tendo como foco a eliminação de criadouros, principalmente em bairros com maior incidência. Todo caso notificado no município, seja ele confirmado ou não, recebe a visita de um agente na residência para fazer a pesquisa e eliminação de possíveis focos do mosquito. O agente orienta o morador no manejo correto de inservíveis para evitar o acúmulo de água. Esse processo é feito porque na maioria dos casos o perigo está dentro de casa. Na quinta-feira, 23/9, uma equipe de combate à dengue e outras arboviroses esteve no Jardim Padroeira realizando o trabalho de rotina de casa em casa. 

O grupo estava acompanhado pelas supervisoras Silvana P. Eustáquio e Meire Hellen F. Cruz. Toda visita é registrada em um Boletim Diário, que depois é encaminhado à Vigilância Epidemiológica para controle. A conscientização dos moradores é essencial para a prevenção. Essa é a etapa mais importante, porque ajuda a eliminar as possibilidades de formação de criadouros e o surgimento de larvas. Ou seja, a prevenção traz segurança a toda a população, explicam as supervisoras. “Quando constatamos casos positivados de dengue, mandamos uma equipe à residência equipada com máquinas nebulizadoras para aplicação de inseticida e realização do bloqueio nas casas vizinhas e em todo o quarteirão do bairro”, disse o gerente do Núcleo, Enoque Luz. Além da vistoria residencial (porta a porta), os agentes também fazem o bloqueio de criadouros, a vistoria de pontos estratégicos, como desmanches, sucatas, ferros velhos, borracharias, equipamentos públicos, como escolas e unidades da administração pública, assim como empresas e grandes obras. A melhor forma de prevenir essas doenças é colaborar com o trabalho preventivo dos agentes da Prefeitura. O combate à dengue e outras arboviroses é um dever de todos. 

 

DICA: Algumas dicas simples são essenciais no combate a essas doenças: • Mantenha bem tampados caixas d’água, tonéis, barris de água e outros recipientes que acumulam água. • Guarde pneus em locais cobertos e não deixe que acumulem água. • Descarte o lixo corretamente. • Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas. • É bom limpar com frequência bebedouros de animais com água e sabão, pois caso tenha ovinhos do mosquito eles são eliminados. • Mantenha o quintal limpo. • Não deixe acumular água de chuva sobre a laje e limpe as calhas com frequência para que galhos e folham não impeçam a passagem da água. • Garrafas de vidro ou plástico vazias devem ser guardadas com a boca para baixo. 

 

Serviço: Para abertura de solicitações ou denúncia sobre dengue, zika e chikungunya ligue 156 (3651-7080) ou use o APP 156 Osasco